A informação e as imagens deste post foram retiradas do livro Fashioning Technology, de Syuzzi Pakhchyan.
Diversos materiais usados convencionalmente nos projectos de costura, como os tecidos, a linha, o velcro e mesmo a cola podem ser materiais condutores de electricidade, quando incorporam partículas metálicas (geralmente prata). Isso torna-os ideais para serem usados com o intuito de incorporar tecnologia no vestuário.

Tecidos
Têm as mesmas características dos tecidos convencionais, sendo suaves, flexíveis e duráveis. Podem ser vestidos, cosidos, e alguns podem ser lavados. São muito úteis para criar circuitos wearable e têm uma resistência variável.

Linha
Cria um caminho para a corrente eléctrica ir de um ponto a outro, como os cabos eléctricos, mas é flexível e pode ser usada para coser, fazer malha e bordar, por exemplo. São ideais para criar circuitos suaves e têm também uma resistência variável80.
Quanto maior for a resistência do material, menos bateria se gasta ao longo do tempo, mas menor pode ser o comprimento do circuito com uma mesma fonte de alimentação. As linhas anti-estáticas têm uma resistência demasiado elevada, Leah Buechley refere uma linha desse tipo que tinha uma resistência de 1 mega-ohm por polegada. Segundo a autora, uma linha com boa condutividade tem cerca de 2.5 ohms por polegada, de resistência. Uma resistência ainda aceitável é de cerca de 25 ohms por polegada.
0 Responses to "Materiais condutores para uso em Wearable Technology" (Leave A Comment)
Enviar um comentário