Primeira Experiência com LEDs

Esta foi a minha primeira experiência com LEDs controlados através de um Arduino.

Trata-se de uma experiência muito básica em que consegui fazer uma pequena animação de LEDs a piscar qual árvore de Natal :) mas para quem nunca trabalhou com electrónica já é uma vitória! Podem ver aqui duas imagens da minha pequena conquista.



Nessa mesma aula, coloquei (com ajuda, claro) dois arduinos, ligados a XBees, a comunicar um com o outro, sendo um o emissor da mensagem e o outro o receptor. A próxima tentativa será testá-los com outra fonte de energia que não os computadores, para verificar até que distância é que eles efectivamente comunicam. Depois, cada arduino tem de conseguir fazer o papel de emissor e receptor. Quando tiver feito essas experiências, aviso.

O que as pessoas procuram numa t-shirt

O meu projecto concretiza-se fisicamente em t-shirts com tecnologia incorporada, que lhes permite transmitir pequenas imagens e/ou animações e comunicar umas com as outras.

Por isso, as três perguntas que coloquei neste blog tornam-se pertinentes, e fui à procura de algumas respostas no livro Street T Camisetas de Louis Bou.
Neste livro, ilustradores, desenhadores, designers gráficos, artistas de rua e amadores, todos com uma paixão por t-shirts, explicam, entre outras coisas, porque decidiram trabalhar com esta peça de roupa como suporte.

Seleccionei as respostas mais interessantes e dividi-as por secções, de acordo com o que me pareceram ser os motivos mais comuns que levaram a essa escolha:


T-shirts como forma de chegar ao público e com ele a qualquer lugar do mundo
Maneira fácil de chegar ao público – Elena Gallen

Tornar a arte algo mais comum e acessível a todos – Elena Gallen

Criar interacção entre o trabalho artístico e as pessoas – Just Another Rich Kid

A t-shirt viaja por todo o mundo, é uma maneira de o logo possa estar em qualquer lugar do planeta, sem que o artista lá tenha estado – El Xupet Negre

As t-shirts chegam a qualquer parte do mundo, qualquer idade, classe social, a todas as raças – Magmo The Destroyer

Depois das calças de ganga, é a peça de roupa mais multigeneracional que existe – She’s a Superfreak

É o veículo publicitário mais forte que existe (ou quase) depois da televisão – She’s a Superfreak

O teu trabalho pode abarcar uma grande variedade de público – Barrio Santo

T-shirts pelo prazer de ver o trabalho vestido e assumido pelas outras pessoas
Prazer de ver que as pessoas dão o passo entre gostarem do nosso trabalho e adoptarem-no como seu, vestindo-o e exibindo-o por aí – Elena Gallen


T-shirts que permitem expressar estados de espírito, sentimentos
As t-shirts podem expressar qualquer coisa que se queira, dependendo de como nos sentimos – New York Couture

Tu és a mensagem – World of Found

A t-shirt é uma tela em branco. Uma forma de “vestir” uma declaração de princípios, roupa com mensagem – T-Book (site não disponível)

A t-shirt é um importante instrumento de comunicação, com ela podem-se transmitir sensações: raiva, ódio, amor, provocação… – Joe Rivetto

Não há nenhuma mensagem numa t-shirt. A mensagem é o corpo que há por trás da t-shirt. Embora a t-shirt possa ajudar em muitas ocasiões – Vier5

São um suporte plástico de acção directa. A manifestação de ideias e inquietudes sociais e pessoais – Gori de Palma

São uma forma muito cool de expressar como te sentes num momento em particular – Max-o-matic

Gostamos que as nossas t-shirts sirvam como meio de expressão para quem as veste e causem curiosidade nas pessoas que as vêem – Momimomi

Converter o homem em mais um meio de comunicação massiva. Permitir-lhe emitir mensagens a partir da sua t-shirt e assim criar uma interacção com o seu público objectivo – Divinas Palabras

Podem definir um estilo de vida – Dolores Promesas

T-shirts que transmitem mensagens comerciais, políticas, etc.
A t-shirt introduz um slogan, um lema ou mensagem e isso é uma novidade na história da indumentária – Nubius

As t-shirts têm uma resposta imediata. São ideais para comunicar de forma gráfica – Jon Burgerman

O valor da t-shirt não é o objecto em si mesmo, mas a mensagem que se pretende difundir – Martí Guixé

Uma t-shirt é o vestuário jovem perfeito como suporte publicitário para difundir a tua mensagem. Para as pessoas, parece mais sério ver algo numa t-shirt do que numa parede, parece mais importante – El Xupet Negre

São o veículo perfeito para transmitir a filosofia de uma marca e fazê-la reconhecida – Dolores Promesas

As t-shirts podem inspirar uma conversa, e quando pões um tema de actualidade numa, fazes com que as pessoas pensem, se formem opiniões e se debatam vários temas entre amigos – T-Post


T-shirts como um elemento gráfico e decorativo
As t-shirts são gráficos e não mensagens – Buff Monster

Uma t-shirt é uma simples peça de roupa que só se destaca com um desenho ou uma mensagem nela – 8Mileshigh

As t-shirts são uma forma simples de pôr gráficos sobre os humanos sem ter de tatuá-los – Yackfou

Servem para decorar as pessoas – Star Electric Eighty Eight


T-shirt para todas as situações
Gostaria que as pessoas usassem t-shirts em todas as ocasiões – Threadless

A t-shirt é uma peça universal de roupa que funciona na moda, na arte, no protesto político e na comunicação – Magmo The Destroyer

As t-shirts são indispensáveis hoje em dia – Dolores Promesas



Conclui portanto que são estas as características que as pessoas procuram numa t-shirt:
Poder usá-la em todas as ocasiões

Que ela se adeqúe ao seu estado de espírito a cada momento

Que os seus sentimentos sejam expressados e comunicados aos outros através dela

Que a t-shirt reflicta a sua personalidade

Que transmita as coisas de que gosta, marcas, partidos políticos, ideologias, etc.

Que seja decorativa e tenha um aspecto gráfico que lhes agrade

Que se adapte para todas as situações


Ora, uma t-shirt com tecnologia incorporada pode permitir tudo isso, de forma interactiva. É possível explorar a “troca de papéis”, o colocar-se no lugar do outro, através da troca das imagens entre as t-shirts.

Os vários tipos de Wearable Technology

Olá, este e os próximos posts de hoje servem para explicar o que andei a fazer durante esta semana e as conclusões a que cheguei.

Ao ler o livro Fashioning The Future: Tomorrow’s Wardrobe de Suzanne Lee apercebi-me de que existem vários tipos de tecnologias que contribuem cada uma à sua maneira para criar wearable technology. Não são só as tecnologias digitais que permitem produzir wearable technology. Estas fazem-no através da visualização de informação como nos projectos News Knitter de que já falei noutros posts e no trabalho T-post – distribuição bianual de uma t-shirt com a frente ilustrada por um desenhador escolhido pela equipa do T-post em especial para cada t-shirt. A ilustração é relativa a um artigo de jornal também seleccionado pela equipa, artigo esse que é impresso na parte de trás da t-shirt, no seu interior.


Outra forma de criar vestuário com tecnologia digital consiste em transformá-lo incorporando-lhe hardware e/ou componentes electrónicos para que este se torne interactivo, como acontece em vários dos projectos descritos no post Projectos Wearable Technology.

Por outro lado, existem outros tipos de projectos construídos de formas completamente distintas, que recorrem à impressão 3D, à nanotecnologia e vários processos químicos e biológicos e que mesmo assim são Wearable Technology.

Impressão 3D (prototipagem rápida apresentada como trabalho final)


Nanotecnologia
Manipulação dos tecidos para que não se manchem quando lhes cai algo em cima, por exemplo.



Processos químicos
Por incrível que pareça, já existem roupas que vêm dentro de uma lata. Basta aplicar o spray na pele, nos locais que se desejam cobrir e forma-se uma fina camada de tecido à qual se podem sobrepor as camadas que se quiser. Para despir? Basta rasgar em qualquer parte e para voltar a colar é só deitar mais spray.

Processos biológicos
E se as tuas meias se limpassem sozinhas para nunca cheirarem mal?
Tal começa a ser possível graças a vários estudos e experiências feitas com bactérias que são introduzidas dentro dos tecidos e que “comem os odores”.

Além disso, uma peça de roupa pode crescer enquanto a vestes, recorrendo também a fungos e bactérias que provocam efeitos muito interessantes visualmente. Quanto ao conforto, pelo menos a nível psicológico, de se vestir um tecido impregnado de fungos e bactérias que está em constante mutação devido a esses seres vivos, já é uma questão de gosto pessoal…

A pesquisa neste campo não se fica por aqui e há até quem crie jóias a partir de tecidos de ossos humanos.