Possibilidade de implementação Etiquetas: arduino, implementação, tecnologia | 0 comentários»
quarta-feira, 15 de outubro de 2008 à(s) 22:56
Um passo de cada vez Etiquetas: arduino, implementação, processo de trabalho, tecnologia | 0 comentários»
Actualmente estou a começar a pesquisar e a trabalhar com o Arduino, ligado a um XBee, para funcionar wireless, o que, juntamente com um sistema de transmissor e receptor de Rádio Frequência, aplicado ao Arduino deve permitir que dois arduinos comuniquem entre si.
Estou ainda em fase de pesquisa, mal cheguei à experimentação e sou completamente inexperiente no que respeita a electrónica, mesmo a mais básica, por isso, quando tiver novidades nesta área do trabalho eu aviso.
Entretanto se alguém quiser dar umas sugestões, estejam à vontade.
à(s) 22:23
Blog actualizado | 0 comentários»
A partir de agora, os conteúdos estão actualizados e os próximos posts vão mostrar o que vai acontecendo no desenrolar do projecto, a começar hoje e até à sua finalização.
Não se esqueçam de comentar e dar as vossas sugestões. :)
à(s) 21:59
Projectos Wearable Technology Etiquetas: arte generativa, visualização de informação, wearable technology | 0 comentários»
Seamless, Computational Couture – vários
Evento que mostra o trabalho de vários artistas que criam as suas roupas recorrendo à tecnologia a diferentes níveis.
Deixo-vos vários links que mostram trabalhos apresentados durante o evento:
Museum of Science
Cnet News
Hollywood 2020
We make Money, not art
Heartbeat Hoodie – Diana Eng, 2004
Blusa que mede o batimento cardíaco e, sempre que este acelera, tira uma fotografia do que está à frente da pessoa que a usa.
Permite descobrir novos pontos de interesse que costumam passar despercebidos e documenta os momentos mais importantes do dia.
Co2rset – Kristen O’Friel
Trata-se de um corpete que mede a qualidade do ar envolvente, apertando-se ou alargando-se em volta do corpo do utilizador, conforme o ar tem mais ou menos CO2 respectivamente.
Interessante forma de mostrar preocupação ambiental, tentando evitar que a pessoa respire demasiado ar sem qualidade e alertando-a para a qualidade do ar que respira nos locais que frequenta habitualmente.
Creat Wear – France Télécom
A roupa tem pequenos ecrãs que recebem mensagens ou imagens através de MMS ou GPRS, como se se tratasse de um telemóvel.
Muito semelhante com o projecto final a ser desenvolvido, embora aqui a roupa perca a sua importância, para ser apenas um novo dispositivo de comunicação mais público do que o telemóvel.
Nervous System – Jessica Rozenkrantz e Jesse Louis-Rosenberg, 2007 – actualidade
Cada jóia é única, sendo construída através de algoritmos que simulam dendrites, algas, filamentos, corais, entre outros. É uma boa forma de aumentar a produtividade e de atingir um outro nível de criatividade.
1 of 1 studio Tissue Collection – Cait Reas e C.E.B. Reas
Cada vestido é único, sendo estampado com padrões criados generativamente através de processos desenvolvidos por C.E.B. Reas. Bom resultado visual.
802.11 Apparel - Wifi Jacket – Jenny Chowdhury
O casaco tem incorporado um hacker wi-fi detector que transmite a informação de quão forte é a rede wi-fi naquele local, sendo possível visualizá-lo através da quantidade de leds que se acendem.
Chama-nos a atenção para a presença quase constante do wi-fi nos ambientes que frequentamos, retirando-lhe a sua invisibilidade.
Your identity in the mirror (part 2) – Jakob Schillinger and Sascha Pohflepp
O participante é convidado a colocar o seu nome de utilizador do Flicker, para 15 minutos depois ser conduzido para um sala onde pode vestir uma t-shirt impressa com as tags que ele próprio usa no Flicker. Essas tags estão impressas de forma que apenas possam ser lidas num espelho.
A ideia de que quando atribuímos tags às imagens que partilhamos, estamos na realidade a atribui-las a nós mesmos é realmente interessante.
à(s) 19:12
Caracterização inicial da ideia Etiquetas: ideia, processo de trabalho, wearable technology | 0 comentários»
Este projecto pretende reflectir sobre a ideia de que, na nossa sociedade, a t-shirt ganhou um papel muito mais importante do que o de uma simples peça de roupa. Existe há já vários anos um autêntico fenómeno de criação e compra de t-shirts com objectivos muito próprios. Ou seja, a t-shirt passou a ser um símbolo da geração mais jovem que a utiliza como meio para transmitir mensagens, divulgar a arte e explorar o desenho gráfico e a ilustração em novos suportes. A t-shirt passou, então, a ser uma obra gráfica barata e acessível a todos e, por muitas t-shirts que se tenha, há sempre a necessidade de comprar mais para poder exibir e “vestir” a imagem e/ou mensagem presente em cada uma.
O que se pretende fazer:
Criar uma nova forma de vestir t-shirts, aliando-as à tecnologia, para que a mensagem presente em cada t-shirt se possa alterar ao longo do tempo. O modo como essa alteração se irá processar está dependente de condicionantes técnicas, sendo que o objectivo base é que cada t-shirt possua inicialmente uma ou mais imagens e que quando duas t-shirts se cruzarem, a imagem da primeira passe para a segunda e vice-versa. Esta troca pode ser definitiva, sendo a imagem transmitida à segunda t-shirt apagada da primeira, ou pode ser apenas temporária, mantendo-se a imagem na memória da camisola. A escolha entre as duas hipóteses está dependente do decorrer do processo de trabalho, assim como da técnica necessária à sua realização.
A origem das imagens:
Está ainda por determinar, estando-se a considerar a possibilidade de haver colaboração com alguns designer e ilustradores de t-shirts e, principalmente, de que cada pessoa que tiver uma t-shirt ou entidade que possua um posto fixo, possa contribuir para a expansão do projecto, acrescentando uma ou mais imagens à base de dados que alimenta todas as t-shirts com as suas imagens. As imagens novas são então distribuídas pelos postos fixos para daí serem distribuídas pelas t-shirts.
Aspecto visual:
Em termos visuais, o projecto identifica-se em especial com o projecto CreatWear da France Télécom, como podemos ver na seguinte imagem:
Possíveis extras:
Além disso, existem locais por onde a t-shirt passa que alteram também a sua imagem, definitiva ou temporariamente. Isto é, se um bar tiver um dispositivo relacionado com este projecto, pode escolher uma ou mais imagens que passam a estar visíveis nas t-shirts dos seus clientes.
No caso de serem permitidas mais do que uma imagem em memória para um local fixo ou t-shirt, as imagens devem alternar em ciclo ou de modo aleatório, dentro de um intervalo de tempo a definir.
A relação criada entre as pessoas que vestem a t-shirt poderia ser potenciada se cada t-shirt tiver um código que permita assinalar a sua presença perto de um posto fixo. Assim, o posto fixo, tendo ligação à Internet, poderia enviar para um site a quantidade de pessoas com essas t-shirts nas proximidades, tal como as imagens que o próprio posto tem a cada momento, para que os participantes possam tentar encontrar a imagem que desejam para a sua t-shirt.
à(s) 18:48
Ideia em actual desenvolvimento Etiquetas: ideia, processo de trabalho, wearable technology | 0 comentários»
O projecto procura salientar o papel da t-shirt na nossa sociedade, enquanto meio de comunicação de mensagens e tela para trazer as artes gráficas para a rua. Consiste num conjunto de t-shirts com tecnologia incorporada de modo a terem uma imagem ou mensagem que se altera dinamicamente quando duas t-shirts se cruzam num espaço ou quando se está perto de um posto fixo de alteração de imagens. É ainda possível ver on-line quais as imagens disponíveis em cada posto fixo, e a quantidade de pessoas que se encontram na sua proximidade.
Num outro post apresentarei mais pormenorizadamente esta ideia.
à(s) 00:35
As três questões principais Etiquetas: processo de trabalho | 0 comentários»
Posteriormente a toda esta procura de informação, realizou-se um brainstorming onde foram colocadas três questões principais, como forma de conseguir produzir uma ideia interessante e aproveitável. Essas questões foram:
- Que informação faz sentido que seja visualizada numa peça de roupa?
- Que informação é que a própria roupa pode retirar do mundo quando aliada à tecnologia? Como visualizá-la?
- Que informação é que a roupa pode dar ao mundo? E como visualizá-la?
à(s) 00:22
Projectos com tecnologia RFID Etiquetas: processo de trabalho, RFID, tecnologia | 0 comentários»
Deixo-vos aqui três projectos artísticos que recorrem a essa tecnologia, já que parece ser uma tecnologia ainda pouco conhecida em Portugal apesar do sucesso que vem conseguindo.
Collective Subconscious – Zehao Chang
Cada participante pode escolher uma mensagem que fica gravada na sua etiqueta RFID, surgindo num ecrã público e comum sempre que o participante está ao alcance do aparelho que detecta a etiqueta. Procura-se criar uma construção colectiva com os pensamentos de cada um.
Trace: Artifacts and Heirlooms – Doria Fan
Os objectos têm uma história feita através dos locais por onde passaram, entre outros aspectos. Colando uma etiqueta a cada objecto, é então possível conhecer a sua história.
Na imagem podem reparar como uma etiqueta RFID é pequena e fácil de disfarçar. Existe ainda noutros formatos como botões, ainda mais pequenos.
iTea - Dirk van Oosterbosch, Erik Borra, Erik Borra , Don Blaauw, David Kousemaker, Vlad Trifa
terça-feira, 14 de outubro de 2008 à(s) 23:54
Primeira ideia Etiquetas: ideia, processo de trabalho | 0 comentários»
Esta ideia teve de ser colocada de parte após uma nova e ainda mais aprofundada pesquisa visto que, o projecto We Feel Fine já contempla todas as possibilidades estatísticas sobre uma variedade muito superior de sentimentos, pelo que, este projecto não iria fazer nada que não fosse reduzi-lo e torná-lo mais rudimentar. Existia ainda o problema de que existiam apenas três sentimentos principais ao longo de todos os anos em que o projecto foi desenvolvido, sendo estes: good, better e sad, pelo que a variedade das sensações provocadas pela peça de roupa se viu anulada. Por outro lado, as implicações tecnológicas e monetárias serviram também como um forte entrave.
à(s) 23:40
Primeiro contacto com a Wearable Technology Etiquetas: processo de trabalho, visualização de informação, wearable technology | 0 comentários»
Enquanto efectuava toda aquela pesquisa sobre projectos relacionados com Arte Generativa e Visualização de Informação, mantinha a vontade de trabalhar com roupa, em particular t-shirts.
Numa das minhas pesquisas encontrei o projecto News Knitter, que me chamou imenso a atenção, por aliar a visualização de informação à roupa, e ainda por cima a uma camisola, peça próxima da t-shirt.
O facto de saber que havia um projecto como este fez-me procurar mais e descobrir um mundo inteiramente novo para mim, relacionado com a Wearable Technology, e tomar a decisão de direccionar o meu projecto para esta área.
News Knitter – Ebru Kurbak e Mahir Yavuz
à(s) 23:02
O processo de trabalho que conduziu ao tema Wearable Technology - Parte III Etiquetas: processo de trabalho, visualização de informação | 0 comentários»
We Feel Fine – Jonathan Harris and Sep Kamvar, 2005-06
Desenvolve-se a partir dos sentimentos a nível mundial. Os últimos sentimentos descritos on-line são apresentados de seis formas diferentes, permitindo-nos conhecer quais os sentimentos dominantes a cada altura, ou ver uma imagem e/ou sentimento em particular.
Não tem uma abordagem directa aos participantes, que partilham livremente os seus sentimentos na Web, e desconhecem que estes estão a ser captados pela obra. Ao contrário do projecto Emotionally }Vague, que realizou inquéritos directos sobre os sentimentos.
Permite uma abordagem mais estatística aos sentimentos partilhados na web, como descobrir qual é o sentimento predominante em todo o mundo, ou apenas num determinado país ou estado. Reparar em curiosidades como o facto da população mundial se sentir triste no dia 25 de Dezembro e 1 de Janeiro. Procurar saber como se sentem as mulheres no dia de S. Valentim ou mesmo procurar uma pessoa única e saber como se sentia num dia específico.
Por apresentar todas estas particularidades que nos levam desde o mais geral até ao mais particular e pessoal dos sentimentos, é um projecto de grande valor, em particular também por se debruçar nos sentimentos humanos, fazendo deles o seu tema.
Emotionally}Vague – Orlagh O'Brien, 2006-07
Este projecto permite-nos visualizar como as pessoas exprimem os cinco sentimentos mais comuns ao ser humano: Fúria, Alegria, Medo, Tristeza e Amor, demonstrando graficamente, entre outras coisas, em que zona do corpo sentimos mais cada um deles. Além de visualmente interessante, permite encontrar semelhanças e diferenças entre os sentimentos.
O resultado final apesar de ser interessante pela sua simplicidade e beleza, poderia ser levado mais além.
à(s) 22:36
O processo de trabalho que conduziu ao tema Wearable Technology - Parte II Etiquetas: processo de trabalho, visualização de informação | 0 comentários»
Não vou mostrar todos os projectos que vi, mas apenas três dos que considero melhores, deixando dois projectos especiais para o próximo post.
Polanoid Community: A social network visualization – Julien Bayle, 2007
Saliento este projecto em vez de muitos outros, pela escolha de uma comunidade mais pequena e com um interesse em particular, as fotografias Polaroid. Tal como todos os outros projectos que se ocupam da visualização da dinâmica de uma determinada comunidade, este opta por criar núcleos que se relacionam uns com os outros, mostrando as pessoas com mais e menos relações entre outros aspectos da comunidade.
Text Arc – W. Bradford Paley, 2002
Projecto que, como o anterior, procura mostrar a dinâmica de relações entre várias entidades. Porém, este trabalho merece um especial destaque por se centrar na literatura. Este projecto diz ser capaz de estabelecer relações entre as palavras de qualquer texto, seja ele o livro da Alice no País das Maravilhas ou Hamlet de Shakespeare. Realçando as palavras que aparecem mais vezes em todo o texto e interligando cada palavra com as que surgem à sua volta no texto original, cria-se uma trama intrincada. A partir desta trama, o leitor mais apressado ou preguiçoso pode apreender o tema do livro, através das personagens principais (realçadas na trama por fazerem parte das palavras escritas mais vezes) e das relações destas umas com as outras e com outros elementos da história.
The essence of rabbit – 2Spot
Trabalho original na forma que encontra para visualizar a informação, em comparação com o anterior.
Este projecto procura reflectir sobre a aparente fixação que o coelho, enquanto imagem com múltiplos significados, exerce sobre um vasto grupo de designers gráficos, ilustradores e outros artistas.
Aqui pode-se então visualizar um completo conjunto de imagens bastante distintas deste animal, comparando-se as diferentes abordagens que lhe são feitas.
à(s) 22:18
O processo de trabalho que conduziu ao tema Wearable Technology - Parte I Etiquetas: arte generativa, processo de trabalho | 0 comentários»
A área que me despertou mais curiosidade inicialmente, foi a da Arte Generativa, pelo que li alguns artigos sobre o tema e procurei projectos relacionados já existentes.
Aqui apresento-vos os que considero serem mais interessantes:
Parte do mesmo princípio que muitos outros projectos de visualização de informação, procurando informação de imagens na Internet, neste caso, no Google, mas vai além disso, criando uma representação generativa e em constante mudança daquilo com que o participante gostaria de sonhar.
O sonho é partilhado pelo participante e pela Internet de onde são retiradas as imagens que dão origem às formas desenhadas.
As imagens da Internet nunca chegam a ser mostradas, servem apenas como base de trabalho.
Não é tão personalizado como pode parecer à primeira vista, pois se procurarmos duas vezes a mesma palavra, o desenho que se segue é igual ou muito semelhante em ambas as vezes.
Os participantes são convidados a entrar nos vários Kioskes presentes no espaço, para que lhes seja tirada uma fotografia. Essas fotografias servem depois como base para uma criação generativa projectada numa esfera com 7m de altura, também presente no local.
à(s) 21:34
Bem-vindos! | 0 comentários»
à(s) 16:08