Experiências visuais com T-shirt e "LEDs" - Simulação

Fiz várias experiências com uma t-shirt e duas simulações de LEDs, para poder escolher qual o aspecto visual que mais me agrada e que quero adoptar no meu projecto.

Deixo-vos aqui muitas fotografias e um vídeo, se tiverem uma opinião, comentem.

Primeiro usei bolinhas de papel (do furador) para simular que eram LEDs, de forma a poder experimentar matrizes de LEDs maiores e mais pequenas, mais ou menos densas.









Depois, experimentei algumas das matrizes com linhas, como se fosse o fio conductor, usado para fazer desenhos na t-shirt. Criei diferentes tipos de desenhos. Coloquei ainda uma imagem de um LilyPad à escala real em algumas das experiências. Noutras, simulei um bolso onde estaria o arduino.










Para tornar a experiência mais realista, comprei umas luzes de Natal feitas de LEDs, todos da mesma cor e dispu-las num cartão.

Esse cartão é depois colocado dentro da tshirt, permitindo ver o efeito da luz através do tecido e até algumas animações natalícias :)




Vejam o vídeo (desculpem a falta de qualidade)!

Experiências com Arduinos Wireless

Deixo-vos aqui um vídeo que mostra o resultado das minhas experiências de hoje.
Estive a trabalhar com dois arduinos a comunicar entre si por wireless, graças aos XBees que tinham ligados.
Primeiro experimentei usar um deles como emissor e o outro como receptor, controlando um LED. Depois, aumentei a quantidade de LEDs, o que me fez usar uma breadboard.
Por fim, transformei cada um deles num emissor/receptor, sendo que, o que detectasse o outro mais depressa passaria a ser o receptor.
Testei a distância a que os arduinos conseguem comunicar e é bastante grande, talvez até demasiada para o que pretendo no meu projecto. Contudo, o arduino pareceu-me um pouco lento a detectar que o outro arduino com que estava a comunicar já não estava a ser detectado. O que acontecia é que, só passados uns instantes de um arduino sair do alcance do outro, é que isso era detectado e ele parava de cumprir as ordens que lhe chegavam do outro.