O objectivo:
Este projecto pretende reflectir sobre a ideia de que, na nossa sociedade, a t-shirt ganhou um papel muito mais importante do que o de uma simples peça de roupa. Existe há já vários anos um autêntico fenómeno de criação e compra de t-shirts com objectivos muito próprios. Ou seja, a t-shirt passou a ser um símbolo da geração mais jovem que a utiliza como meio para transmitir mensagens, divulgar a arte e explorar o desenho gráfico e a ilustração em novos suportes. A t-shirt passou, então, a ser uma obra gráfica barata e acessível a todos e, por muitas t-shirts que se tenha, há sempre a necessidade de comprar mais para poder exibir e “vestir” a imagem e/ou mensagem presente em cada uma.
O que se pretende fazer:
Criar uma nova forma de vestir t-shirts, aliando-as à tecnologia, para que a mensagem presente em cada t-shirt se possa alterar ao longo do tempo. O modo como essa alteração se irá processar está dependente de condicionantes técnicas, sendo que o objectivo base é que cada t-shirt possua inicialmente uma ou mais imagens e que quando duas t-shirts se cruzarem, a imagem da primeira passe para a segunda e vice-versa. Esta troca pode ser definitiva, sendo a imagem transmitida à segunda t-shirt apagada da primeira, ou pode ser apenas temporária, mantendo-se a imagem na memória da camisola. A escolha entre as duas hipóteses está dependente do decorrer do processo de trabalho, assim como da técnica necessária à sua realização.
A origem das imagens:
Está ainda por determinar, estando-se a considerar a possibilidade de haver colaboração com alguns designer e ilustradores de t-shirts e, principalmente, de que cada pessoa que tiver uma t-shirt ou entidade que possua um posto fixo, possa contribuir para a expansão do projecto, acrescentando uma ou mais imagens à base de dados que alimenta todas as t-shirts com as suas imagens. As imagens novas são então distribuídas pelos postos fixos para daí serem distribuídas pelas t-shirts.
Aspecto visual:
Em termos visuais, o projecto identifica-se em especial com o projecto CreatWear da France Télécom, como podemos ver na seguinte imagem:
Este projecto pretende reflectir sobre a ideia de que, na nossa sociedade, a t-shirt ganhou um papel muito mais importante do que o de uma simples peça de roupa. Existe há já vários anos um autêntico fenómeno de criação e compra de t-shirts com objectivos muito próprios. Ou seja, a t-shirt passou a ser um símbolo da geração mais jovem que a utiliza como meio para transmitir mensagens, divulgar a arte e explorar o desenho gráfico e a ilustração em novos suportes. A t-shirt passou, então, a ser uma obra gráfica barata e acessível a todos e, por muitas t-shirts que se tenha, há sempre a necessidade de comprar mais para poder exibir e “vestir” a imagem e/ou mensagem presente em cada uma.
O que se pretende fazer:
Criar uma nova forma de vestir t-shirts, aliando-as à tecnologia, para que a mensagem presente em cada t-shirt se possa alterar ao longo do tempo. O modo como essa alteração se irá processar está dependente de condicionantes técnicas, sendo que o objectivo base é que cada t-shirt possua inicialmente uma ou mais imagens e que quando duas t-shirts se cruzarem, a imagem da primeira passe para a segunda e vice-versa. Esta troca pode ser definitiva, sendo a imagem transmitida à segunda t-shirt apagada da primeira, ou pode ser apenas temporária, mantendo-se a imagem na memória da camisola. A escolha entre as duas hipóteses está dependente do decorrer do processo de trabalho, assim como da técnica necessária à sua realização.
A origem das imagens:
Está ainda por determinar, estando-se a considerar a possibilidade de haver colaboração com alguns designer e ilustradores de t-shirts e, principalmente, de que cada pessoa que tiver uma t-shirt ou entidade que possua um posto fixo, possa contribuir para a expansão do projecto, acrescentando uma ou mais imagens à base de dados que alimenta todas as t-shirts com as suas imagens. As imagens novas são então distribuídas pelos postos fixos para daí serem distribuídas pelas t-shirts.
Aspecto visual:
Em termos visuais, o projecto identifica-se em especial com o projecto CreatWear da France Télécom, como podemos ver na seguinte imagem:
Possíveis extras:
Além disso, existem locais por onde a t-shirt passa que alteram também a sua imagem, definitiva ou temporariamente. Isto é, se um bar tiver um dispositivo relacionado com este projecto, pode escolher uma ou mais imagens que passam a estar visíveis nas t-shirts dos seus clientes.
No caso de serem permitidas mais do que uma imagem em memória para um local fixo ou t-shirt, as imagens devem alternar em ciclo ou de modo aleatório, dentro de um intervalo de tempo a definir.
A relação criada entre as pessoas que vestem a t-shirt poderia ser potenciada se cada t-shirt tiver um código que permita assinalar a sua presença perto de um posto fixo. Assim, o posto fixo, tendo ligação à Internet, poderia enviar para um site a quantidade de pessoas com essas t-shirts nas proximidades, tal como as imagens que o próprio posto tem a cada momento, para que os participantes possam tentar encontrar a imagem que desejam para a sua t-shirt.
0 Responses to "Caracterização inicial da ideia" (Leave A Comment)
Enviar um comentário