Mais Projectos de Wearable Technology


Intimate Memory, de Joanna Berzowska consiste em duas peças de roupa, uma camisa e uma saia, que revelam os contactos íntimos que a pessoa teve e há quanto tempo aconteceram. O número de contactos íntimos que temos e a frequência com que ocorrem, são factos reveladores sobre a nossa pessoa, fazem parte da nossa identidade. Com este projecto artístico, isso pode ser visualizado por nós e pelas pessoas com quem nos cruzamos. O colarinho da camisa tem um microfone de alta sensibilidade, que detecta quando alguém nos sussurra algo ao ouvido.Transmite essa informação para as luzes presentes da saia, que se iluminam. Estas vão perdendo a luminosidade à medida que o tempo desde o último contacto se estende.


Fashion Victims é um projecto criado por Agnelli Davide, Buzzini Dario e Drori Tal, que pode juntar pessoas em torno de um objectivo comum, devido à sua originalidade. Visa chamar a atenção para a quantidade de vezes que todos nós utilizamos o telemóvel e o facto deste emitir radiações. Dessa forma, criaram três peças de roupa, um chapéu, uma camisola e uma bolsa, que reagem à quantidade de telefonemas que têm em seu redor. Uma vez que a utilização do telemóvel nos afecta a nível físico, psicológico e social, as peças de vestuário alteram-se permanentemente, “sangrando”. O dispositivo pode ser ligado ou desligado quando se quiser, podendo mesmo ser removido da bolsa, embora os dados provocados pelas chamadas telefónicas não possam ser revertidos. Este projecto além de salientar o uso pessoal do telemóvel, realça também a responsabilidade da comunidade sobre aquela peça de roupa. Depende dos seus actos, da decisão de fazer ou não um telefonema, aquele vestuário “sangrar” ou não. Por se tratar de um comportamento tão inesperado e marcante, este trabalho levará certamente as pessoas a comunicarem e talvez até a interagirem para manter a roupa o mais imaculada possível ou “ensanguentá-la”.



Closer: Wearables for a distant society, de Alison Lewis pretende mostrar o quão importante é o toque para o ser humano. É composto por dois pullovers que podem funcionar em conjunto ou separados. Ambos induzem ao toque, tanto pelos tecidos escolhidos para as zonas do corpo mais frequentemente tocadas num abraço ou toque positivo, como pelos comportamentos que manifestam. Patsy, o pullover sonoro, emite sons agradáveis e divertidos quando tocado. Enquanto Filly, o pullover de efeitos visuais, mostra pela cor de um pequeno dispositivo que tem incorporado, o número de contactos positivos que a pessoa teve na última hora ou a falta deles.

0 Responses to "Mais Projectos de Wearable Technology" (Leave A Comment)