O papel do vestuário na sociedade foi sofrendo grandes alterações desde os tempos em que apenas servia para nos proteger dos elementos externos como o calor e o frio, o sol e a chuva. Passou a servir como elemento de distinção entre os Homens, identificando classes trabalhadoras, como os bombeiros e a polícia, por exemplo. Permite ainda reconhecer situações sociais específicas, tais como casamentos e funerais. É também símbolo de status, distinguindo, pela aparência, quem tem mais ou menos dinheiro e sofisticação, através das marcas de roupa que veste.
De uma forma subtil e nem sempre consciente, a escolha de uma determinada peça de roupa revela bastante sobre as preferências de uma pessoa e, por isso, sobre a sua identidade. A indumentária é um “cartão de visita”, introduz e dá aos outros uma primeira impressão, sem necessidade de mais nada que não seja escolhê-la e vesti-la. O vestuário pode juntar pessoas, unindo-as numa causa (campanhas políticas, manifestações) ou numa filosofia de vida (hippies, betos, góticos, etc.), por exemplo. Tende a afastar pessoas desconhecidas com gostos muito diferentes, por se subentender que não deve existir grande afinidade entre elas, mesmo noutros âmbitos.
Actualmente, há diversos estudos e projectos em desenvolvimento na área da Wearable Technology, que pretendem voltar a modificar o vestuário e a maneira como o vemos. A Wearable Technology tem vindo a desenvolver-se de forma mais sistemática desde os finais do século passado. Procura-se dar à roupa um papel mais activo, com recurso à tecnologia
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