Componentes electrónicos usados em Wearable Technology

A informação e as imagens deste post foram retiradas do livro Fashioning Technology, de Syuzzi Pakhchyan.

Aqui estão listados e definidos brevemente os principais componentes electrónicos usados na construção de projectos de Wearable Technology.

Resistências de Valor Fixo
Servem para limitar a corrente eléctrica e dividir a voltagem. São constituídas por um núcleo cilíndrico e dois contactos não polarizados (sem lado positivo e negativo). Há que ter em conta o valor da resistência e o da potência. O valor da resistência é definido em ohms (Ω), e apresentado simbolicamente por quatro bandas de cor impressas no núcleo, como vemos na Figura 42. O valor da potência é medido em watts (W) e indica a potência máxima que pode ser aplicada no componente sem o estragar.

No caso da Figura, o primeiro valor é 2, o segundo é 6 e o multiplicador é 10, pelo que a resistência é de 260 ohms (26 x 10 = 260), com uma tolerância de ±5%.

Resistências variáveis
Semelhantes às resistências de valor fixo, diferem por terem uma amplitude predefinida de resistência que pode ser ajustada manual ou automaticamente. Além da resistência máxima e da potência, há ainda que notar a voltagem em volts (V). Existem diferentes tipos de resistências variáveis, os sensores flexíveis (A), as foto-células (B), os potenciómetros (C) e os termístores (D). Os primeiros aumentam a resistência quando dobrados e os segundos, costumam diminuir a resistência quando a luz aumenta, mas também há os que aumentem a resistência com o aumento da luz. Os potenciómetros têm três terminais. Os dois exteriores têm uma resistência fixa entre os dois, de 0 ao máximo predefinido pela resistência. O terminal do meio está ligado a um contacto eléctrico movível (wiper), que varia com a resistência. Por fim, os termístores variam a resistência de acordo com a variação da temperatura. Uns aumentam a resistência com o aumento da temperatura, outros fazem o inverso.

Condensadores
Funcionam como uma pequena bateria, capaz de guardar carga eléctrica. Trata-se de um dispositivo com placas condutivas separadas por um material isolador, chamado dieléctrico. Os tipos mais comuns desse material são a mica, cerâmica, película de plástico, electrólitos.
Os condensadores de electrólitos parecem pequenos barris e são polarizados, possuindo um contacto positivo e outro negativo. Tal como a resistência, é preciso ter em conta o valor da potência. Além disso, tem um valor de capacitância medido em farads, que está impresso no dispositivo e lê-se como se vê na figura.

Interruptores
Servem para fechar ou abrir circuitos eléctricos. Podem controlar um ou dois circuitos ao mesmo tempo, conforme tenham um ou dois braços movíveis que abrem e fecham os circuitos. E podem ter uma ou duas posições em que estão fechados. Além disso, existem interruptores que estão normalmente fechados e outros que estão normalmente abertos, ou seja, que é essa a sua posição inicial.
Existem vários tipos de interruptores, sendo eles magnéticos, botões, de inclinação, reed switches, toggle switches e whisker ou trip switches.

Os magnéticos abrem ou fecham o circuito quando as duas partes que os constituem são atraídas uma para a outra.

Os botões, abrem ou fecham o circuito ao serem pressionados, enquanto os interruptores de inclinação o fazem quando inclinados em certo ângulo.

Quanto aos reed switches, estes possuem duas hastes magnéticas que são atraídas uma para a outra na presença de um íman, fechando o circuito.


Já os toggle switches têm uma pega saliente, que permite abrir e fechar circuitos mecanicamente, ao movê-la.

Por último, os trip switches são constituídos por um cabo muito fino que sai do componente e, ao ser tocado levemente, abre ou fecha o circuito.

Díodos
Semicondutor que apenas deixa a corrente passar num sentido, para proteger dos picos de corrente. Por vezes são também usados como interruptores sensíveis à voltagem. São polarizados e existem vários tipos, sendo mais comuns os de silicone. Há que considerar a voltagem e a corrente máximas.

Circuitos integrados
Existe uma variedade muito grande de circuitos integrados, capazes de executar diversas funções. São dispositivos feitos de material semicondutor, que contém transístores e outros componentes electrónicos. Geralmente, existem vários contactos que devem ser ligados a outros componentes num circuito.

Transístores
Semicondutor com três contactos, o emissor, a base e o receptor. Tem como função permitir ou restringir o fluxo da corrente, como um interruptor. A diferença está no facto da decisão de abrir ou fechar o circuito está na corrente eléctrica e não no movimento manual. Também costumam ser usados para amplificar a corrente. Existem transístores bipolares e FETs (field-effect transistors). Estes são também conhecidos como portão, fonte ou dreno. Os bipolares podem ser naturalmente abertos ou fechados, como os interruptores.

0 Responses to "Componentes electrónicos usados em Wearable Technology" (Leave A Comment)