A ideia desenvolvida

Keywords
T-shirt – Identidade Visual – Comunicação – Wearable Technology – Arte Generativa – Auto-Conhecimento

Sinopse
Procura-se tirar partido das wearable technologies, particularmente das tecnologias digitais e electrónicas, para criar um projecto artístico que visa reflectir sobre a necessidade de auto-conhecimento. A t-shirt, encarada como um elemento importante na construção da nossa identidade visual, vê, neste trabalho, potenciada a sua capacidade de reflectir visualmente a identidade de quem a veste. Por isso, quando essa identidade é trocada com outros, cada indivíduo pode ver-se a partir de uma nova perspectiva que lhe permite adquirir um maior conhecimento de si mesmo e, talvez, conduz-se ao diálogo.

Apresentação da ideia/projecto a desenvolver
Este projecto pretende levar as pessoas a expressarem mais conscientemente a sua identidade visual, através da escolha de uma t-shirt com tecnologia digital e electrónica incorporada. Cada t-shirt apresenta não apenas uma imagem gráfica, mas uma animação (construída visualmente com uma matriz de LEDs, e portanto luminosa), na parte da frente, que pode ser alterada dinamicamente. Essa animação está inserida num elemento gráfico maior, uma imagem fixa também na frente da t-shirt.
Ao escolher uma t-shirt em vez de outra, a pessoa está a mostrar a sua preferência, a optar por uma t-shirt que irá causar a primeira impressão que os outros terão de si, enquanto a tiver vestida. A animação que está nessa t-shirt identifica a pessoa, faz parte da sua identidade visual.
Quando duas pessoas com t-shirts deste projecto se cruzarem, as suas identidades visuais animadas trocam, fazendo com que cada pessoa veja incorporada na t-shirt do outro uma parte da sua identidade visual. Como é somente a parte animada da t-shirt que se altera entre as duas t-shirts, a identidade visual da pessoa insere-se melhor ou pior no restante aspecto gráfico (identitário) da t-shirt do outro. Isso permite às pessoas observar-se a partir do outro, como num espelho um pouco alterado. Estão a ver uma parte que as simboliza e faz parte delas no exterior, incorporada dentro da identidade visual de uma pessoa externa. Essa segunda pessoa “espelha” a primeira, com as alterações provocadas pela sua própria identidade. Assim, o primeiro indivíduo adquire uma nova visão de si mesmo, visto através dos olhos de outra pessoa, melhorando o seu auto-conhecimento. A troca de identidades é temporária, sendo que, passado algum tempo, cada um volta a exibir a sua própria identidade, mantendo a sua capacidade de a voltar a trocá-la com outros.

0 Responses to "A ideia desenvolvida" (Leave A Comment)