Ferramentas de trabalho

A informação e as imagens deste post foram retiradas do livro Fashioning Technology, de Syuzzi Pakhchyan.

Existem alguns materiais de trabalho fundamentais quando se realizam projectos ligados à electrónica, mesmo os que estão relacionados com a inserção dos seus componentes em peças de roupa. Essas ferramentas são aqui mostradas, explicando-se a sua funcionalidade.

“Crocodilos”
Estabelecem uma ligação eléctrica temporária entre componentes electrónicos.

Fita isoladora
Serve para isolar cabos descarnados.

Multímetro
Dispositivo que mede a voltagem, intensidade e resistência eléctrica, entre outras coisas, num circuito eléctrico, ajudando a detectar eventuais problemas.

Ferro de Soldar
Usa-se para unir permanentemente componentes electrónicos.

Solda
Liga metálica que é derretida com o ferro de soldar, para unir os componentes electrónicos. Syuzi Pakhchyan recomenda a solda 60/40 rosin-core.

Placa perfurada (Perfboard)
Placa previamente furada, com ou sem traços de cobre, para prototipar circuitos. Nesta placa, é preciso soldar os componentes electrónicos. O seu funcionamento é muito semelhante ao da breadboard (ver abaixo).

Solderless Breadboard
Placa também usada para prototipar circuitos, ligando temporariamente todos os componentes electrónicos, sem soldar.
A placa tem o aspecto que podemos ver na Figura, sendo constituída por três zonas principais, a 1 reservada para a alimentação, a 2 para a ligação dos componentes electrónicos e a 3 que divide a placa ao meio. A comunicação entre as perfurações faz-se de acordo com o que podemos ver através das linhas pretas, não havendo, portanto comunicação entre as duas partes da placa. Para que estas comuniquem, é necessário uni-las através de wire jumpers ou de circuitos integrados. Estes devem ficar no meio da placa, com metade dos contactos de um lado e a outra metade do outro.
Para usar a placa, basta inserir os contactos dos componentes nos buracos e alimentar a placa. O pólo positivo da bateria deve ser ligado à linha vermelha da zona 1 da placa, enquanto o pólo negativo deve ser ligado à linha azul, de forma a ficar bem clara a distinção entre ambos, evitando-se os curto-circuitos.

Wire Jumpers
Utilizam-se para ligar temporariamente componentes electrónicos numa breadboard. Vendem-se com tamanhos estipulados e as duas pontas descarnadas e dobradas a 90º.

0 Responses to "Ferramentas de trabalho" (Leave A Comment)