Materiais dinâmicos e reactivos

A informação e as imagens deste post foram retiradas do livro Fashioning Technology, de Syuzzi Pakhchyan.


Tinta, película e cabo electroluminescente
Materiais que têm na sua composição pó fosforescente, de tal forma, que quando é aplicada uma pequena voltagem de corrente, emitem uma luz brilhante. A película e o cabo electroluminescente usam corrente alternada, que pode ser invertida para corrente contínua, com um inversor.
Estes materiais servem para criar uma luz de fundo, para efeitos decorativos.


Fibra óptica
São cabos de plástico ou vidro, com a capacidade de deixar passar a luz de uma ponta até à outra. Os cabos são muito finos, flexíveis e leves, podendo usar-se vários ao mesmo tempo. Podem ser cosidos na roupa e mudam o ambiente luminoso de um projecto. Servem para trazer a luz do sol para um ambiente interior, por exemplo.


Tubos que encolhem com o calor
Tubos plásticos de cores variadas, que isolam cabos e componentes electrónicos, encolhendo e adaptando-se à forma destes, quando aquecidos.


Tinta magnética
Tinta com partículas magnéticas que confere a propriedade de atrair ímanes ao material pintado. Podem pintar-se todos os materiais com esta tinta.


Materiais fosforescentes
Tintas que absorvem os raios UV da luz solar, durante o dia, o que os faz brilhar no escuro depois.


Tinta sensível à temperatura.

Tinta sensível aos raios UV

Materiais sensíveis à temperatura ou aos raios UV (alguns tipos de luz, como a do sol e luz negra)
Pigmentos que necessitam de ser dissolvidos em tintas apropriadas antes de serem usados para pintar qualquer superfície. Ambos alteram a sua cor, quando expostos às características que os fazem variar.
Ou seja, os materiais sensíveis aos raios UV, apenas são visíveis quando expostos a esses tipos de luz, voltando a ser invisíveis quando a luz é retirada. Podem, contudo, ser misturados a tintas normais, tornando-se sempre visíveis e permitindo uma maior variação de cores. Os materiais sensíveis à temperatura alteram a sua cor ou mudam para transparentes, de acordo com a temperatura. Existem três tipos principais destes pigmentos, os que reagem ao calor, os que reagem ao frio e os que reagem ao toque, ao hálito e ao calor corporal.


Plástico polimórfico
Plástico que se torna moldável à mão quando aquecido aos 62º C, voltando a ser rígido quando arrefece. Depois de arrefecer, pode voltar a aquecer-se sempre que se quiser, para moldar novamente.
Para aquecer basta colocá-lo de molho em água quente ou aquecer com o secador do cabelo. Existe em muitas cores diferentes e é um óptimo material para criar protótipos, moldes e qualquer outra forma em três dimensões.


Liga com memória de forma (SMA – Shape Memory Alloy or Muscle Wire)
Metais que se lembram da sua forma original. Quando são aquecidos encolhem, voltando à forma anterior ao arrefecer. Podem ser usados em tecidos, para fazê-los encolher ou encurvar com a aplicação de uma pequena corrente eléctrica.


Células Solares
Convertem a energia da luz (solar) em energia eléctrica, servindo como fonte de energia para vários projectos. Funciona como um sensor de luz, distinguindo as variações da luz.

0 Responses to "Materiais dinâmicos e reactivos" (Leave A Comment)