Materiais condutores para uso em Wearable Technology

A informação e as imagens deste post foram retiradas do livro Fashioning Technology, de Syuzzi Pakhchyan.
Diversos materiais usados convencionalmente nos projectos de costura, como os tecidos, a linha, o velcro e mesmo a cola podem ser materiais condutores de electricidade, quando incorporam partículas metálicas (geralmente prata). Isso torna-os ideais para serem usados com o intuito de incorporar tecnologia no vestuário.


Tecidos
Têm as mesmas características dos tecidos convencionais, sendo suaves, flexíveis e duráveis. Podem ser vestidos, cosidos, e alguns podem ser lavados. São muito úteis para criar circuitos wearable e têm uma resistência variável.


Linha
Cria um caminho para a corrente eléctrica ir de um ponto a outro, como os cabos eléctricos, mas é flexível e pode ser usada para coser, fazer malha e bordar, por exemplo. São ideais para criar circuitos suaves e têm também uma resistência variável80.

Quanto maior for a resistência do material, menos bateria se gasta ao longo do tempo, mas menor pode ser o comprimento do circuito com uma mesma fonte de alimentação. As linhas anti-estáticas têm uma resistência demasiado elevada, Leah Buechley refere uma linha desse tipo que tinha uma resistência de 1 mega-ohm por polegada. Segundo a autora, uma linha com boa condutividade tem cerca de 2.5 ohms por polegada, de resistência. Uma resistência ainda aceitável é de cerca de 25 ohms por polegada.


Velcro
Tal como os tecidos condutores, pode ser cosido e tem uma resistência reduzida. A sua principal utilização está relacionada com a função de um interruptor, ou seja, quando as duas partes do velcro estão unidas, a corrente passa, interrompendo-se o circuito ao separá-las.


Cola/Resina
Permite estabelecer ligações entre componentes eléctricos e materiais, sem necessidade de soldar. É boa para reparar circuitos eléctricos e para colar os componentes a tecidos, entre outros materiais.


Fita-cola
Adesivo condutor, perfeito para trabalhar com painéis solares partidos.

0 Responses to "Materiais condutores para uso em Wearable Technology" (Leave A Comment)