Xbee, Xbee Shield e LilyPad Xbee

O Xbee permite colocar dois Arduinos ou LilyPad a comunicar entre si sem fios, cada um desempenhando o papel de receptor e emissor.
Há mais do que uma versão deste hardware, variando a distância a que um Xbee detecta e comunica com o outro.


Figura 1 – Xbee Shield e Xbee Pro.

Para que o Xbee seja simples de ligar ao Arduino, foi criada uma placa própria, Xbee Shield, que encaixa perfeitamente no Arduino, replicando os contactos que cobre, para que continuem a poder utilizar-se. Qualquer uma das versões do Xbee encaixa posteriormente na placa. Assim, basta colocar a placa no modo USB para que seja possível fazer upload de código para o Arduino, alterando-se de seguida para o modo Xbee, de forma que os dois dispositivos comuniquem entre si.

Figura 2 – LilyPad Xbee sem um Xbee ligado.

Figura 3 – LilyPad Xbee com um Xbee ligado.

Para o LilyPad foi também criada, muito recentemente, por Rob Faludi e Kate Hartman, uma versão especial própria para encaixar um Xbee na placa do LilyPad, o LilyPad Xbee. Usando esta nova placa, não se perdem os contactos próprios do LilyPad, ao contrário do que aconteceria se se ligasse um Xbee como se liga qualquer outro dispositivo ao Lilypad (ver post LilyPad), que podem então ser usados para outros fins. Contudo, os contactos mudam um pouco de configuração e algumas funções são também alteradas, como podemos ver aqui.

0 Responses to "Xbee, Xbee Shield e LilyPad Xbee" (Leave A Comment)