Projectos relacionados com a utilização de LEDs

A utilização de LEDs nos projectos artísticos analisados anteriormente surge com o intuito de sinalizar, de chamar a atenção para alguma coisa. O LED é usado apenas pela sua capacidade de emitir luz, visando alertar os participantes e os espectadores para o cumprimento do objectivo daquela peça.



No caso de 802.11 Apparel – Wifi Jacket, de Jenny Chowdhury, o objectivo do casaco era encontrar e sinalizar ondas wi-fi.
Intimate Memory, de Joanna Berzowska, mostra através dos LEDs incorporados na camisola e na saia a quantidade de contactos íntimos que a pessoa teve na última hora, variando a intensidade luminosa com o passar do tempo. E como estes existem outros exemplos de projectos artísticos que usam a propriedade luminosa dos LEDs para o mesmo fim.
Estes projectos não diferem muito do Kinetic Dress, de CuteCircuit, que usa materiais electroluminescentes para o mesmo efeito, salientar a quantidade de movimentação da mulher que o veste.


Leah Buechley, a criadora do LilyPad, criou também um projecto que tira partido dos LEDs pelo seu poder de sinalização. Turn Signal Biking Jacket pretende destacar os ciclistas na rodovia, permitindo-lhes ainda assinalar para que lado querem virar, como se tivessem “piscas” como um carro. Trata-se de um casaco que incorpora alguns dos materiais descritos no capítulo seguinte. Nas costas possui duas setas voltadas para fora, construídas com LEDs controlados por um LilyPad. Na parte de fora de cada punho existe um LED e na parte de dentro um botão. Na lapela encontra-se a fonte de alimentação. O funcionamento é simples e intuitivo, basta carregar no botão do punho correspondente ao lado para onde se quer virar para que o LED desse punho e a seta desse lado comecem a piscar. É possível ligar ambos os lados em simultâneo para uma maior visibilidade e, para desligar basta voltar a pressionar o botão.

0 Responses to "Projectos relacionados com a utilização de LEDs" (Leave A Comment)