O papel do vestuário na sociedade

A informação apresentada neste post foi retirada dos capítulos 3 e 4 do livro Fashion as Communication, de Malcolm Barnard.

O vestuário tem duas funções principais e complementares na nossa sociedade. A função material, relacionada com a protecção e a modéstia e a função cultural ligada à comunicação. Todavia mesmo as funções materiais têm uma implicação cultural visto que a forma como a roupa é usada para suprir essas necessidades depende de cada cultura.
Enquanto um objecto puramente material, uma peça de vestuário serve para responder às nossas necessidades de protecção e conforto. Segundo Flügel, citado por Barnard, “clothing protects the body from the cold, the heat, ‘accidents incidental to dangerous occupations and sports’ (Flügel 1930: 70-1), human or animal enemies, and physical or psychological dangers.”. Esses perigos psicológicos podem ser mágicos ou espirituais ou referir-se à sensação de conforto da nossa primeira infância, possivelmente recriada ao vestir a nossa roupa favorita.
No que respeita à modéstia, ou seja, à utilização do vestuário para cobrir e esconder partes do corpo que são consideradas vergonhosas ou pecaminosas, existem duas posições opostas. A que respeita ao uso da roupa para esse mesmo fim, e a que procura precisamente o contrário, isto é, chamar a atenção para a sexualidade da pessoa e atrair um parceiro do sexo oposto ou do mesmo sexo.
Por outro lado, a roupa tem ainda o papel de camufladora, seja no meio militar, seja para esconder ou disfarçar algum aspecto que o indivíduo não deseja que se note, ou mesmo para que o próprio sujeito passe despercebido no meio dos outros.
Quanto às funções culturais do vestuário, é através dele que um indivíduo comunica e experimenta a sua posição na ordem social. Esse posicionamento dá-se tanto ao nível do status, como do papel social, da situação económica, do grau de poder, da crença religiosa, do ritual social ou da actividade lúdica em que a pessoa se insere.
As pessoas tendem a julgar o status e a situação económica em que os outros se encontram como base na sua forma de vestir. No caso do status ou valor social, esse discernimento permite distinguir qual o papel que cada pessoa ocupa num determinado contexto. Nuns casos mais claramente do que noutros, é-nos possível distinguir um médico de uma enfermeira, ou um executivo de um pintor, pela forma como se vestem. Isso é realmente favorável porque nos poupa tempo e nos permite adequar a nossa forma de actuar de acordo com o status da pessoa com que lidamos. Por outro lado, passamos também a esperar um certo número de comportamentos por parte dessa pessoa. O mesmo se passa quando somos capazes de distinguir alguém que ocupa um cargo de poder. No que respeita às crenças religiosas e aos rituais sociais, como casamentos e funerais, cada um implica um código de vestuário próprio que identifica os participantes nesses momentos. Similarmente, algumas actividades lúdicas como o golfe, uma ida à praia ou uma saída a um bar nocturno revelam-se pela forma como as pessoas se vestem.
Vemos portanto que a roupa revela realmente muita coisa sobre nós, diluindo-nos ou salientando-nos no meio dos outros, conforme aderimos ou não às convenções culturais estabelecidas. Tem ainda a capacidade de revelar se pertencemos a determinados grupos sociais. Há, no entanto, que salientar que o significado da roupa só pode compreender-se inteiramente quando inserido no determinado contexto cultural e temporal.

0 Responses to "O papel do vestuário na sociedade" (Leave A Comment)